Como funciona?
A Bioimpedanciometria é um teste muito rápido de ser realizado. Ele é indolor, não invasivo, que não emite radiação, analisa a composição corporal de uma pessoa através da emissão de correntes elétricas de baixa amplitude e alta frequência que permitem mensurar os componentes resistência (R), reatância (Xc), impedância (Z) e ângulo de fase com grande precisão e sem transmitir choques.
Não entendeu?
Ok. Para resumir, o exame de bioimpedanciometria é feito através da aplicação de uma pequena corrente elétrica pelo corpo que, através de cálculos matemáticos, nos fornece as informações obtidas.
Sabemos que a água é o único elemento em nosso corpo que conduz eletricidade; sendo assim, quando a corrente passa pelo corpo, pode-se medir a impedância da água.
O resultado de impedância obtido possibilita o cálculo do volume exato que há de água no organismo, sendo assim computados com exatidão a quantidade de massa magra e gorda contida no corpo.
Importante: Quanto maior a quantidade de gordura no indivíduo maior será a dificuldade para a corrente elétrica atravessar o corpo pois o tecido gorduroso contém menos água que os músculos.
Aproximadamente 2/3 da água total do corpo humano está situada no interior das células, sendo que ela constitui 65 a 75% do peso dos músculos e menos de 25% do peso da gordura.
A bioimpedância é útil para informar o percentual de gordura em sua totalidade, ou seja, mede tanto a gordura que está debaixo da pele (subcutânea) como a gordura que está entre os órgãos (visceral).
Agende um teste de bioimpedanciometria e obtenha esses dados!
Drº Antonio Carlos G. Novaes – MÉDICO CRM 130.496
clínica médica – medicina do trabalho - bioimpedanciometria